Avançar para o conteúdo principal

Natal em risco

Mais um Natal e mais notícias de crianças em risco. As notícias sobre as duas crianças de Gaia, trouxeram na voz de um presidente de uma associação local a imensidão de chumbos que houve por parte dos serviços centrais ao Programa Ser Criança por falta de verbas.

É um verdadeiro escândalo que projectos de qualidade com pertinência, enquadrados no espírito do Programa Ser Criança, com pareceres favoráveis de todas as entidades, sejam chumbados por falta de verbas, principalmente se pensarmos o número de candidaturas que existiam de projectos válidos e urgentes, e o número de propostas aprovadas.

É de bom tom que em próximas iniciativas o Governo revele desde o início a verba disponível e o número de projectos possíveis de serem aprovados de forma a evitar o trabalho de milhares de técnicos na elaboração de centenas de candidaturas que vão liminarmente para o lixo.

A verdade na política passa por dizer quanto dinheiro é que há e o que se pode fazer, e não por uma gestão inflacionada de expectativas que consome recursos. Falo por mim que também investi bastante numa candidatura a este programa e que no fim deu em nada! Lógico que me estourei a trabalhar e a mobilizar recursos que agora pouco valem. Nesta lógica de baixa aprovação de projectos, é obvio que vão continuar a existir milhares de crianças em risco.

PVS