Avançar para o conteúdo principal

Curso "Containment for growth" (OPUS)

Em colaboração com OPUS - An Organisation for Promoting Understanding of Society

Destinatários
Psicólogos
Médicos
Enfermeiros
Assistentes Sociais
Técnicos de Reinserção Social
Professores
Educadores
Responsáveis por equipas de prestadores de cuidados e outros profissionais cuja actividade esteja relacionada com crianças e adolescentes em contexto de acolhimento residencial

Objectivos
Promover a oportunidade para os participantes explorarem, no workshop, temas relacionados com o exercício do processo de autoridade, liderança e iniciativa e estabelecerem ligações entre a aprendizagem no workshop e a experiência de trabalho com crianças e jovens em contexto de acolhimento residencial

Programa
PLENÁRIO DE ABERTURA

GRUPO DE ESTUDO - Reuniões de pequeno grupo (12 elementos) com um dos formadores / consultores.

GRUPO DE BASE - Reuniões de pequeno grupo (12 elementos), com um dos formadores/consultores. Neste grupo as ligações entre os papeis assumidos no workshop e nas organizações de origem são objecto de reflexão e aprofundamento.

EXERCÍCIO DE INTER-GRUPO - A tarefa consiste em dar oportunidade aos participantes de explorarem as dinâmicas inter-grupais de forma experiencial.

REUNIÃO GERAL - Reunião onde todos os participantes e formadores podem rever a sua experiência, assim como discutir a evolução do workshop até ao momento.

PLENÁRIO DE ENCERRAMENTO

Metodologias
Formação inteiramente experiencial baseada na metodologia de group relations introduzida pelo Instituto Tavistock de Londres, na sequência dos trabalhos sobre grupos de W.R. Bion.

É pretendido que os participantes aprendam com a sua experiência, enquanto membros do workshop, criando uma mais valia para entenderem o seu papel enquanto membros de uma instituição de acolhimento de crianças.

Cada participante terá a oportunidade de apresentar um situação do seu trabalho, centrando-se essencialmente no seu papel enquanto membro dessa organização e não tanto no caso da criança ou jovem.

Duração
38 Horas

Formador
Tiago Sousa Mendes (Psicólogo Clínico; Doutorando do Centro de Estudos Psicanalíticos da Universidade de Essex; Membro Associado da OPUS)

Directores do Workshop
Lionel F. Stapley (MSc, PhD, director da OPUS e consultor organizacional. Fellow do "Chartered Institute of Personnel and Development" (FCIPD) e do "Chartered Institute of Management" (FCIM))

Evelyn Cleavely (Consultora organizacional independente; membro associado da OPUS; membro associado do InstitutoTavistock de Estudos do Casal (Tavistock Marital Studies Institute); Membro titular da Sociedade de Psicoterapeutas Psicanalíticos de Casal (Society for Couple Psychoanalytic Psychotherapists))

Calendarização
As sessões decorrerão das 9h00-12h30 e das 13h45-18h30 nos dias 16*, 17, 18 e 19 de Abril.
* (12h30-1830h)

Certificado
Os formandos terão acesso a um certificado de formação em "Containment for Growth", desde que frequentem, pelo menos, 6 sessões de formação (80%), uma vez que se trata de formação presencial.

Nº máx. de formandos
24

Preço

PROFISSIONAIS: 132€ x 3 mensalidades

INSTITUIÇÕES: 425€ (instituição que inscrever mais do 1 formando beneficia de 25% de desconto na inscrição do segundo formando)

Local
Lisboa

Inscrições
As inscrições podem ser feitas directamente nos Serviços Académicos do ISPA ou enviadas pelo correio para Departamento de Formação Permanente do ISPA, Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa (cheques à ordem de ISPA-CRL).

Outras informações
A acção decorre no Instituto Português da Juventude (Rua de Moscavide, 4.71.01 - Parque das Nações) e o seu funcionamento depende da existência de um número mínimo de formandos

O curso é leccionado em Inglês.

PVS