Avançar para o conteúdo principal

Seminário Expo Criança "Acolhimento Residencial + Acolhimento Familiar"

O Seminário "Acolhimento Residencial + Acolhimento Familiar - Tudo é Bom Quando se faz Bem" da responsabilidade do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, no âmbito da Expo Criança 2009, surpreende pela inovação do discurso na área da protecção.

Pela primeira vez observamos uma paridade entre as duas modalidades de acolhimento de crianças, sem preconceitos nem fanatismos, o acolhimento familiar ao lado do acolhimento residencial,as duas medidas a caminho da especialização e do acolhimento terapêutico.

Com agrado vimos ser afirmado que um sistema de protecção só baseado na adopção como resposta alternativa ao crescer no seio na família biológica é um sistema redutor e discriminatório, atentos ao facto de que só uma minoria de crianças é adoptável.

O tom do seminário ficou ainda mais enriquecido quando ouvimos o discurso ousado de Ana Moutinho - que subscrevemos na totalidade - no qual se afirma que acolher uma criança deve ser acompanhado sempre por um "bom acolhimento" da sua família, mesmo quando não se prevê o regresso da criança à família.

PVS