Avançar para o conteúdo principal

The Tavistock Lisbon Seminars - Day 1

Caros amigos, finalmente começaram ontem os tão aguardados seminários de Lisboa da Tavistock. O dia foi centrado sobre trauma, tendo a primeira lecture sido feita por Maggie Fagan, psicoterapeuta de crianças na Tavi. Maggie descreveu o impacto de experiências traumáticas em crianças e as suas consequências, seguida de meia hora de perguntas entusiásticas. Depois, nos pequenos grupos tivemos oportunidade de reflectir sobre o tema e a nossa prática em Portugal.

Servi de facilitador num desses grupos, que Robin Solomon geriu, e foi muito interessante ver a capacidade de trabalho e de reflexão, em inglês que o grupo todo teve. Como espaço de "digestão" do tema, penso que funcionou muito bem.

À tarde, a Robin Solomon abordou o tema do impacto que tem nos profissionais e organizações trabalhar com populações que sofreram traumas. Foi muito interessante por trazer para a luz da reflexão a capacidade de pensarmos sobre as nossas instituições como um todo e podermos perceber as consequências sobre a estrutura organizacional do trabalho com estas populações.

Amanhã descrevo o segundo dia...

... Mas até agora tem valido a pena.

TSM