Avançar para o conteúdo principal
Gostava de partilhar online a experiência que estou a ter na formação organizada pela OPUS (Organisation to Promote Understanding of Society) em Londres intitulada Advanced Training in Small Group Process. Já algumas vezes partilhei aqui no Blog o meu gosto e fascínio pelo método de aprendizagem desenvolvido pela Tavistock Institute denominado por Group Relations. O método é bastante simples e baseia-se nas experiências com pequenos grupos realizadas por W. Bion no pós Guerra.

O modelo da formação é bastante simples seis pequenos grupos, compostos por seis membros com a Tarefa: ”Explorar o comportamento do grupo, enquanto grupo, no aqui e agora”. Em cada um dos grupos um dos membros assume o papel de membro consultor com a Tarefa apoiar a tarefa do grupo. No final de cada grupo os dois formadores (Lionel e a Evelyn) dão um feedback, dois para um ao membro consultor sobre o desempenho do seu papel, seguindo-se posteriormente um feedback dos restantes membros do grupo.
Ao final de um dia de formação e saem ainda ter assumido o papel de membro consultor já aprendi “toneladas” sobre dinâmica emocional (consciente e inconsciente) de grupos. O que é mais impressionante observar e experimentar é a forma como o grupo enquanto um todo, mobiliza determinados elementos (indivíduos) para o desempenho de determinados papéis e para serem recipientes de um conjunto de emoções e sentimentos que o grupo de forma “desesperada” tenta evitar.

Um grupo composto por seis pessoas com vontade aprender e com um know how significativo em “Group Process” pode ser extremamente primitivo e emocional fugindo constantemente da tarefa.

Ainda estou a tentar fazer sentido da experiência de hoje. 

Posso partilhar que no final do dia foi fazer meia hora de jogging para ajudar a digerir a experiência!

Pedro