Avançar para o conteúdo principal

Multi Family Therapy

No meu último post referi o facto de ter-me inscrito numa formação sobre Multiple Family Therapy (MFT), no Marlborough Family Centre em Londres. No âmbito da minha preparação para esta formação iniciei as minhas leituras sobre MFT. A descoberta mais recente que recomendo vivamente é o novo livro de Eia Asen e do Michael Scholz. O livro chama-se Multi-Family Therapy: concepts na thechniques e foi publicado pela Routledge em Julho último.



Recomendo o capítulo 6 “working with multiproblems families” que descreve o trabalho do Day Centre (Hospital de Dia para Famílias) que foi desenvolvido inicialmente tende por base os modelos de Comunidade Terapêutica (anos 70) e que posteriormente por influência de Salvador Minuchin que colaborou com a unidade (anos 80) assumiu uma visão mais sistémica. No presente o centro tem um modelo sistémico que integra diferentes perspectivas e que convive de forma muito próxima com algumas ideias psicodinâmicas. Muito interessante a forma como articula o trabalho de crianças que estão em acolhimento familiar (fostering) com o trabalho terapêutico com as famílias de origem.

Quem tiver a possibilidade mande vir o livro, já sabe que pode contar comigo para discussões acerca do tema.

Pedro Vaz Santos