Avançar para o conteúdo principal

Ainda sobre o "Tavistock CPD Course - Child Protection and Complex Child Care" (Lisboa)

Perspectiva-se como uma oportunidade única de aprendizagem para todos os que querem saber mais sobre o trabalho com crianças em perigo. Vindos da Tavistock and Portman NHS Foundation Trust, o grupo de trabalho terá o privilégio de trabalhar directamente com Karen Tanner e Steve Brambourg.

Karen Tanner é consultora e vice-reitora da Tavistock Clinic. Tem ampla experiência de serviço social, no trabalho directo com crianças e as suas famílias, e em contextos tão diversificados como equipas de protecção de crianças e jovens, de pediatria, e de saúde mental de crianças e adolescentes. Tem particular interesse pelo tema da negligência, sendo co-autora de várias publicações nesta área. Ao longo da sua carreira tem combinado a prática com o ensino graduado e pós-graduado, sendo a actual coordenadora do Mestrado em “Child Protection and Complex Child Care” da Tavistock Clinic.

Steve Bambrough desenvolve a actividade profissional no âmbito da protecção à infância e juventude desde 1994. Em 1996 integrou um serviço de avaliação em acolhimento residencial. Assumiu depois funções de deputy manager no Legard Family Service durante cinco anos, tendo em seguida, em 2003, integrado o Monroe Family Assessment Service (MFAS) onde, actualmente, assume funções de service manager. É assistente social consultor da Tavistock and Portman NHS Foundation Trust e também general manager do Family Drug and Alcohol Court de Londres. Nos últimos dez anos tem contribuído em tribunal como perito em numerosos processos. Aliando igualmente a prática ao ensino, lecciona ainda no Mestrado em “Social Work” da Tavistock Clinic.

Uma das experiências que Karen e Steve gostariam de partilhar neste curso é a do Monroe Family Assessment Service (MFAS). Um serviço de excelência cujo trabalho será partilhado com os participantes através de vídeos e estudos de caso. Trata-se de um serviço de avaliação familiar da Tavistock que realiza avaliações únicas, feitas à medida da necessidade de cada caso, fundamentadas em evidências e na triangulação das fontes de informação. Perspectivando a família como um todo, e indo ao encontro desta tanto no MFAS como na comunidade, este serviço providencia uma resposta multi-profissional rápida. As decisões sobre o tipo de avaliação a realizar, prazos e custos de realização da avaliação são acordados com os parceiros, mantendo-se estes informados sobre quaisquer alterações ocorridas ao longo do processo de avaliação familiar. Sempre que necessário, o MFAS recorre ao apoio de outros serviços da Tavistock (por exemplo, serviços para adultos, para crianças refugiadas) o que lhe permite construir uma resposta especializada em todo o tipo de processos de protecção de crianças e jovens. Adoptando práticas não discriminatórias, a criança, a sua família e a sua cultura são sempre tratadas com respeito. Mesmo em relação às famílias mais difíceis, são feitos todos os esforços paras as envolver. Com o objectivo de avaliar as suas práticas e de informar práticas futuras, o MFAS faz follow-ups que permitem, sempre que possível, à Tavistock Clinic obter feedback qualitativo um, dois e cinco anos após o término do processo de avaliação.


Para saber mais, visite o site do curso em https://sites.google.com/a/labirintoscoloridos.com/tavistock-pt

ADC