Avançar para o conteúdo principal

Curso de Formação "Intervenção com Famílias no Sistema de Protecção de Crianças e Jovens"

O Departamento de Formação Permanente do ISPA inicia este ano um novo curso de formação dedicado à temática das crianças e jovens em risco. Trata-se da primeira edição do curso "Intervenção com Famílias no Sistema de Protecção de Crianças e Jovens". As 21h de formação terão início a 24 de Setembro e decorrerão aos sábados até 5 de Novembro no ISPA de Lisboa, entre as 10h e as 13h.


Aos potenciais interessados deixamos alguns detalhes sobre o mesmo.

Destinatários
Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Animadores Sócio-Culturais e outros profissionais da área psicossocial.

Objectivos
  • Sensibilizar para uma abordagem eco-sistémica e colaborativa no trabalho com famílias;
  • Conhecer modelos, estratégias e instrumentos de avaliação e intervenção com famílias;
  • Desenvolver competências práticas de avaliação e de intervenção com famílias;
  • Reflectir sobre a aplicabilidade dos modelos, estratégias e instrumentos de intervenção com famílias no âmbito do Sistema de Protecção de Crianças de Jovens aos contextos específicos de trabalho.
Programa
  • A abordagem eco-sistémica dos maus tratos a crianças e jovens (3h);
  • Vinculação e dinâmica familiar nos maus tratos a crianças e jovens (3h);
  • Avaliação e intervenção com famílias no âmbito de actuação do Sistema de Protecção de Crianças e Jovens (9h);
  • Intervenção multi-familiar (3h);
  • Colaboração intra e inter-organizações no trabalho com famílias no âmbito do Sistema de Protecção de Crianças e Jovens (3h).
Metodologias
Exposição de conteúdos, trabalhos e dinâmicas de grupo, discussão de casos, visualização de vídeos e role plays.

Calendarização
As sessões decorrerão nos dias 24 de Setembro, 1, 8, 15, 22 e 29 de Outubro, e 5 de Novembro.

Formadores

Anabela Duarte Costa
Licenciada em Psicologia Clínica Cognitiva, Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL). Psicóloga do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação NÓS. Supervisora do Plano DOM em Lares de Acolhimento de Crianças e Jovens. Actualmente, no âmbito do Doutoramento em Psicologia da Família na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), tem desenvolvido actividades como investigação, leccionação de aulas e orientação de estágio do Mestrado Integrado em Psicologia.

Pedro Vaz Santos
Psicólogo clínico licenciado e mestre pelo ISPA-IU Lisboa. Exerce funções de Director Técnico do CAFAP e do Serviço de Acolhimento Familiar da Fundação "O Século".

Raquel Corval
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). MA Child Welfare and Applied Childhood Studies (UK). Psicóloga do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e à Família (GADIF). Docente no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) no âmbito do Mestrado em Intervenção Precoce.

Tiago Sousa Mendes
Psicólogo clínico licenciado pelo ISPA-IU Lisboa. Doutorando do Centro de Estudos Psicanalíticos da Universidade de Essex (UK). Consultor de diversas instituições de acolhimento de crianças e jovens.

Inscrições
Limitadas a 20 participantes.
Poderá realizar-se a inscrição por correio enviando ficha de inscrição, cópia do BI, cópia do certificado de habilitações, e o(s) cheque(s) à ordem de ISPA-CRL. A inscrição também pode ser efectuada directamente no balcão dos serviços académicos do ISPA.
O pagamento pode ser efectuado na totalidade (150€) ou em três pagamentos fraccionados (55€ x 3). Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso se esta for comunicada até 16 de Setembro de 2011 (inclusive).

Certificado
Os participantes terão acesso a um certificado de formação em "Intervenção com Famílias no Sistema de Protecção de Crianças e Jovens", desde que frequentem, pelo menos, 6 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.
Este curso é complementar ao Certificado de Formação Avançada em Acolhimento de Crianças.

Para envio da inscrição ou para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contactem o Departamento de Formação Permanente do ISPA através dos seguintes contactos:

Morada: Rua Jardim do Tabaco, nº 34, 1140-041 Lisboa
Telefone: 218 811 785 / 218 811 723
Fax: 218 860 954
Email: dfp@ispa.pt