Avançar para o conteúdo principal

Conferência Internacional "Famílias em Risco: Contextos, Problemas e Desafios

Terminam hoje as inscrições para o Curso "Formação Avançada em CONTEXTOS FAMILIARES DE RISCO" (Abril a Junho de 2012) organizado pelo Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa (ICF-UCP).

Para os interessados, ainda há tempo de ler aqui o folheto de divulgação e enviar a inscrição.

Associado a este curso, vai também decorrer em Lisboa no próximo mês de Maio, nos dias 4 e 5, a Conferência Internacional "Famílias em Risco: Contextos, Problemas e Desafios". Clicar aqui para aceder ao programa e à ficha de inscrição.

De salientar que este encontro vai contar com a participação de alguns oradores portugueses de renome e estrangeiros com reconhecido trabalho na área.

De entre estes, destaca-se Juan Luis Linares, Director do Mestrado em Terapia Familiar Sistémica e do Mestrado em Coaching Sistémico da Universitat Autònoma de Barcelona. É também Director da Unidade de Psicoterapia e da Escola de Terapia Familiar do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau de Barcelona. Entre outros cargos, já foi presidente da European Family Therapy Association. Publica com regularidade artigos e livros, e um dos temas em que tem investido é o dos maus-tratos. A título de exemplo, aqui ficam alguns livros (clicar sobre o título):

Outro dos nomes em destaque é Jan Horwath, professora de Child Welfare da University of Sheffield. Com formação de base e larga experiência em Serviço Social no Reino Unido e noutros pontos do globo como a Nova Zelândia (país de referência quando se abordam questões relacionadas com o sistema de protecção, pioneiro nas Family Group Conferences). É autora de vários artigos e livros, destacando-se os seguintes:

Participa ainda nesta conferência Silvia Koller, professora da Universidade do Rio Grande do Sul (Brasil) que se tem dedicado à implementação de programas de prevenção e intervenção com crianças vítimas de violência (incluindo a sexual) e suas famílias no Brasil e noutros países da América Latina. Tem-se dedicado também a um programa de empowerment de jovens que procura sensibilizá-los para os seus Direitos, o Programa "Juventude em Cena". De entre as publicações da autora, destaca-se o livro:
ADC