Avançar para o conteúdo principal

Visita de Estudo à Mulberry Bush - Comunidade Terapêutica para Crianças Traumatizadas

Estamos a organizar uma visita de estudo à Mulberry Bush, a famosa comunidade terapêutica para crianças traumatizadas de 9 a 12 de Junho.

O objectivo desta visita é possibilitar aos profissionais um contacto em primeira mão com uma instituição mundialmente reconhecida pelo seu modelo terapêutico e pelas suas boas práticas em acolhimento residencial para crianças traumatizadas entre os 5 e os 13 anos. A visita foi planeada de forma a proporcionar aos visitantes dois dias intensos de observação do modelo da Mulberry Bush. Concretamente, os participantes vão estar presentes em reuniões de equipa, discussões de casos, reuniões clínicas, e ainda assistir à apresentações por parte dos prestadores de cuidados, dos professores, da equipa de ligação com famílias, da equipa de psicoterapia e da direcção, tudo no espaço da Mulberry Bush. Têm também uma visita guiada pelos diversos espaços.

O número máximo de visitantes será oito, os quais serão acompanhados por dois formadores que vão facilitar o processo de aprendizagem e apoiar os visitantes ao nível da tradução. No final de cada dia da visita, os facilitadores promovem uma reunião, em português, durante a qual os visitantes poderão reflectir sobre possíveis formas de adaptar à realidade portuguesa o que aprenderam.

Antes da visita será promovido um seminário destinado à preparação da visita e à visualização e discussão do documentário sobre a Mulberry Bush,"Hold me Tight, Let me go", o qual foi premiado pela BBC 4 (ver abaixo o trailer). Duas semanas após a visita será realizado um segundo seminário durante o qual os participantes serão convidados a reflectir sobre o impacto da visita no seu trabalho. As inscrições estão abertas entre dia 27 de Fevereiro e 28 de Março de 2013, sendo que será dada prioridade por ordem de chegada. Informação adicional sobre a visita poderá encontrar-se no site: www.labirintoscoloridos.com/mulberrybush.



Para mais informações contactar tiagosmendes@labirintoscoloridos.com ou 912714998.

TSM