Avançar para o conteúdo principal

Bem-Estar das Crianças nos Países Ricos - Relatório UNICEF 2013





A UNICEF acaba de publicar os mais recentes dados sobre o bem-estar das crianças nas 29 economias mais desenvolvidas do mundo, em que se inclui Portugal.

Do início dos anos 2000 até ao final dessa decada a posição do país melhorou, passando do 16º lugar para o 12º. Os resultados de 2013 colocam o país em 15º.

O bem-estar é avaliado neste estudo em cinco dimensões, sendo atribuído um ranking ao país para cada uma delas: bem-estar material (21º); saúde e segurança (14º); educação (18º); comportamentos e risco (8º); habitação e ambiente (17º).

A Holanda mantém a liderança, seguida de quatro países nórdicos. Os do sul da Europa estão a meio da tabela. Os Estados Unidos da América, um dos países mais ricos do grupo, ocupa uma das piores posições, o que nada supreende num país que valoriza o individualismo, em que tudo em é "dollarable", onde para se ter acesso a cuidados de saúde e a educação com qualidade tem que se pagar (e muito). Ver mapa mundo interactivo aqui.

Neste 25 de Abril aproveito para valorizar a solidariedade portuguesa. É com base nesta que se construiu um Sistema Nacional de Saúde e um Sistema Educativo que permitem minorizar as assimetrias que o poder económico cria. É importante lutar para que não se deteriorem.

O relatório completo pode ser lido aqui.