Avançar para o conteúdo principal

Mulberry Bush School


Acolhimento Terapêutico

Esta foi uma semana cheia, inesquecível, recheada de aprendizagens, partilhas, desafios... A viajem à Mulberry Bush voltou a ser surpreendente!!!

A primeira vez que fui à Mulberry Bush foi em 2004, portanto à nove anos atrás, nessa altura estava a descobrir o acolhimento terapêutico e os modelos de comunidade terapêutica de Crianças e Jovens, desde então tive a oportunidade de visitar e de trabalhar com a Mulberry Bush uma meia dúzia de vezes  e desenvolver uma enorme amizade e respeito pelo o John Diamond actual CEO da Escola. 

Esta semana como o Tiago partilhou no Blog, fomos realizar juntamente como oito colegas, mais uma visita à Comunidade Terapêutica e aprender com a experiência da Mulberry Bush. Na verdade superou todas as nossas expectativas. A Comunidade Terapêutica evoluiu teoricamente, à base psicodinâmica original e ainda presente desenvolvida pela fundadora Barbara Dockar Drysdale apoiada à época por Donald Winnicott e à base sistémica introduzida nos anos 90, como forma de conceptualizar as relações entre as diferentes entidades envolvidas no plano terapêutico da criança, a escola hoje incorpora um conjunto de modelos teóricos associados à teoria da vinculação e mais recentemente um conjunto de modelos conceptuais associados à neurobiologia e à conceptualização das experiências traumáticas relacionais precoces (Perturbação de Desenvolvimento Traumático; Complex - PTSD)  

Foi esta abertura ao NOVO e reconceptualização de alguns processos, que mais nos surpreendeu nesta visita. Quem conhece bem as dinâmicas das Comunidades Terapêuticas sabe que um dos riscos dos modelos comunitários é a possibilidade de se tornarem herméticos, pouco ventilados e consequentemente pouco adaptados à realidade. A Mulberry Bush, muito por causa da excelente liderança e pela cultura que todos souberam construir e manter, está conseguir incorporar de forma notável o que de mais recente existe de intervenção com crianças severamente traumatizadas. 

Fica então um foto do convívio que reuniu o grupo Português com O John Diamond (CEO) e Dave Robers (Head of Training) num fantástico PUB em Oxfordshire.

Obrigado Mulberry Bush

PVS